Refazenda
- Sheila Fintelman
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O Refazenda tem "alma de artista".
Localizado no bucólico Largo do Estrela em São Pedro da Serra, a pouco mais de um ano, o lugar já virou ponto de encontro. Aqui moradores e turistas se reúnem em busca de uma uma culinária regional de qualidade, alegria e confraternização... E sempre saem muito satisfeitos.
Dizer que alguém possui alma de artista é atribuir a ela características como criatividade, inquietude, rebeldia e bom gosto... E assim é o Refazenda, idealizado, projetado e minuciosamente construído pelo artista plástico Alexandre Saraiva, desde a decoração a escolha e preparo dos pratos.
Quem vai ao Refazenda encontra um ambiente rústico, aconchegante e divide o espaço com personalidades como Caetano, Cassia Eller, Glauber Rocha ... Todos retratados em obras de arte que compõem o lugar.
Alexandre nasceu em Niterói, mas passou parte da infância e adolescência em Brasília, onde nos intervalos de seus trabalhos com entalhe em madeira, desenhos em bico de pena e restauração de móveis, fazia um tour pelos restaurantes da região, sempre acompanhado de seu pai, saboreando e já observando a culinária local.
Alexandre mudou-se para Curitiba onde montou seu ateliê, mas a paixão pela gastronomia foi ganhando espaço, até que resolveu montar seu primeiro restaurante, o "Carne Branca". Foi um sucesso! A casa bombou por 12 anos numa região onde a carne vermelha é mais que tradição. Foi também uma escola para o proprietário que fez uma transição de carreira das artes plásticas para gastronomia.
De Curitiba foi pra Arraial do Cabo e montou o Mirassol, uma casa de frutos do mar em frente a praia. Outro sucesso.
Com a inquietude própria dos artistas, Alexandre passou 4 meses em Ribeira um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto, em Portugal, chefiando a cozinha de um restaurante especializado em bacalhau, carnes e frutos do mar.
De volta ao Brasil, Alexandre, que já frequentava São Pedro da Serra, vem a passeio e encontra o imóvel onde hoje funciona o restaurante, desocupado e resolve refazer a sua história.
Assim nasceu o Refazenda. Como uma alusão ao álbum de Gilberto Gil , de 1975, e também no sentido de recriar o estilo rústico de uma fazenda com uma roupagem mais moderna.
O chef Alexandre Saraiva, que se diz um eterno aprendiz da gastronomia, montou um cardápio utilizando produtos da região serrana como cogumelos, fubá branco, linguiças artesanais, língua defumada... É a verdadeira culinária afetiva, com gosto de comida de vó, mas com uma apresentação digna de um artista plástico. As cachaças premiadas, vindas de várias regiões do Brasil também são destaques... E a galinhada (prato típico de Goiânia) e o bolinho de arroz (feito com queijo canastra!) são pedidas imperdíveis!
Os shows intimistas, acontecem aos finais de semana embalando as noites de sábado e almoços de domingo.
Enfim, o Refazenda é o resumo da trajetória de vida de um artista plástico, que auto didata, se tornou chef de cozinha e que leva muito a sério a famosa frase: "Cozinhar é uma arte", e por isso com sua culinária afetiva consegue resgatar lembranças, sabores, aromas, pessoas e memórias.
Comments